O seu navegador necessita de suporte Javascript para esta funcionalidade. Portuguese Institute of Museums - Têxteis
23 de Maio de 2017
Utilize as teclas de atalho Alt+2 para navegar para a área de pesquisa do sítio web.
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Têxteis

Pormenor do quadro com bordado Inv. 50 Tex MNSR

A colecção de Têxteis, tal como as outras colecções do Museu, foi formada essencialmente a partir do património confiscado às igrejas e conventos extintos pela Revolução Liberal. Integra peças do acervo do Museu Municipal, bem como do extinto Museu Industrial e Comercial do Porto. Posteriormente tem vindo a ser acrescida por doações e também por compras feitas com verbas do Estado.

Cronologicamente abrange os séculos XVII ao XIX e caracteriza-se pela grande diversidade de peças, que poderão ser agrupadas em três núcleos: histórico, litúrgico e civil.
O núcleo histórico é constituído por objectos de qualidade artística pouco relevante, mas que têm, em contrapartida, um enorme significado no contexto nacional e em especial para a cidade do Porto, como é, por exemplo, o caso da farda de Coronel de Caçadores usada por D. Pedro IV durante o Cerco do Porto.

O núcleo litúrgico é o mais importante da colecção, não só por ser o maior, mas sobretudo se analisado sob o ponto de vista da qualidade artística de um bom número das peças que o constituem.

O núcleo civil integra algumas peças de indumentária dos séculos XVIII e XIX, colchas, guarda – portas bordados, tapetes de Arraiolos, rendas de bilros, bordados encaixilhados.
  • Recomende este sítio web